zooxantela - meaning and definition. What is zooxantela
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is zooxantela - definition

Zooxantelas; Zooxanthellae; Xantela; Xantelado; Endossimbionte fotossintético
  • O nudibrânquio ''[[Pteraeolidia ianthina]]'' exibindo a coloração dourada que resulta da presença de zooxantelas nos seus tecidos.
  • O coral ''[[Montipora digitata]]'' colorido pela presença de zooxantelas.

zooxantela         
sf (zoo+xanto2+ela2) Biol Cada um dos diminutos corpos pigmentários que ocorrem em muitos radiolários e em alguns invertebrados marinhos (platielmintos e pólipos, p ex), comumente considerados algas unicelulares, simbióticas, verde-amareladas.
Zooxantela         
Zooxantela, por vezes simplesmente xantela ou zoox,Designações derivadas do termo neolatino Zooxanthella, o nome genérico atribuído em 1881 por K. Brandt à espécie Zooxanthella nutricula K.
zooxantela      
/cs/ s.f.
-algl design. comum às algas dinofíceas do gên. Zooxanthella , caracterizadas por células cocóides e fotossintetizantes, que vivem em simbiose no interior de vários protozoários e mesozoários
-etim lat.cien. Zooxanthella (1881); ver zo(o)- e xant(o)-

Wikipedia

Zooxantela

Zooxantela, por vezes simplesmente xantela ou zoox, é a designação dada ao conjunto de organismos unicelulares fotossintéticos de coloração amarelada ou acastanhada (quando verdes são geralmente referidos por zooclorelas), pertencentes a diversos taxa, que vivem em endossimbiose com os corais, nudibrânquios e outros animais e protistas heterotróficos marinhos. Esta simbiose permite o desenvolvimento de organismos heterotróficos em águas marinhas tropicais pobres em nutrientes, onde a densidade de fitoplâncton é insuficiente para suportar uma cadeia trófica robusta. Apenas a atividade fotossintética dos endossimbiontes permite o aparecimento nessas águas de biocenoses de elevada produtividade primária, como os recifes de coral. A designação foi utilizada para referir qualquer endossimbionte fotossintético que ocorra em organismos marinhos, sendo actualmente desencorajado o seu uso na literatura científica devido à imprecisão que resulta da sua aplicação a relações simbióticas taxonomicamente muito diversas.